Receba dicas grátis!

Como uma cadeira ergonômica pode influenciar na sua produtividade no trabalho?

cadeira ergonômica

A produtividade é um dos principais fatores para a vida profissional. Quem produz mais e melhor consegue se destacar, otimiza o uso do tempo e gera resultados diferenciados. Para tanto, alguns componentes são indispensáveis.

O fato é que o ambiente é um dos grandes motivadores para que um volume maior de trabalho seja feito em menos tempo. Nesse aspecto, a cadeira certa faz toda a diferença.

A seguir, descubra como a cadeira ergonômica influencia os resultados de produtividade e conheça a sua importância.

A cadeira ergonômica ajuda a evitar dores osteomusculares

A ergonomia estuda e otimiza a relação entre o homem e o ambiente e os objetos. Uma cadeira com essa característica, portanto, é pensada para atender às principais necessidades de quem trabalha sentado.

Ela oferece, por exemplo, acolchoamento nos pontos certos, apoio para a lombar e para a coluna e ainda fortalece a manutenção da postura. Desse jeito, há maior proteção às estruturas osteomusculares, o que evita dores, doenças crônicas e perda de produtividade.

A concentração é ampliada graças ao conforto

Quando algo o incomoda na execução de uma tarefa, é comum perder o foco em poucos minutos. Sentar-se em uma cadeira desconfortável fará com que o corpo queira sair do espaço o mais rapidamente possível. Desse jeito, é difícil criar ciclos produtivos em busca de resultados.

Por outro lado, uma cadeira ergonômica é o objeto perfeito para elaborar um local altamente confortável. Isso permite que o corpo se acomode corretamente e consiga produzir com o máximo de atenção e foco. Como resultado, os níveis produtivos são os grandes favorecidos.

Os erros ficam menores e a produtividade aumenta

Estar em um lugar desconfortável, como dito, leva à necessidade de sair do local com rapidez. Além de o deixar disperso, portanto, uma cadeira que não preza pela ergonomia o levará a fazer as tarefas com pressa. A lógica é simples: quanto mais rápida for a execução, menor é o tempo de desconforto.

O problema é que produtividade e rapidez não estão, necessariamente, associadas. Afinal, é possível trabalhar rápido e ser improdutivo, já que isso pode levar a erros. Com falhas recorrentes, o tempo de retrabalho consome uma boa parte produtiva.

Já o móvel adequado ajuda a evitar a pressa e a desatenção, que são dois elementos críticos para o sucesso e para a qualidade de execução.

A taxa de absenteísmo fica menor com o móvel certo

Faltar ao trabalho, sair cedo ou não estar inteiramente presente no ambiente são cenários de absenteísmo. Ao não entregar toda a sua capacidade da melhor maneira, é como se você não estivesse no espaço laboral.

A falta de uma cadeira ergonômica pode dar intensidade a essa questão. Sem o apoio certo para as costas e para a postura, por exemplo, sentirá dores com maior frequência. Eventualmente, precisará faltar por estar em uma crise crônica ou para ir ao médico.

Além disso, o ambiente desconfortável gera desmotivação, o que leva ao absenteísmo. Assim, mais tarefas se acumulam e menor é a produtividade geral. No entanto, uma boa cadeira ajuda a evitar a raiz do problema e, desse modo, contribui para uma maior presença no trabalho.

A cadeira ergonômica é indispensável para oferecer conforto, proteção à coluna e foco. Com o elemento correto, portanto, é possível aumentar a produtividade e conquistar efeitos diferenciados.

Tem alguma dúvida sobre essa questão? Conte nos comentários e participe!

Adicionar comentário