Receba dicas grátis!

Por que a Ergonomia no Trabalho é importante?

A ergonomia no trabalho é uma área de estudo que se preocupa com a adaptação do ambiente e das tarefas ao ser humano, visando a saúde, segurança e eficiência no trabalho.

A seguir, vamos esclarecer um pouco mais sobre o por que a ergonomia no trabalho é importante?

Vem com a gente!

Ergonomia no Trabalho

Um dos maiores objetivos da ergonomia no trabalho é minimizar os impactos do ambiente corporativo na vida do ser humano, como por exemplo, a postura.

Você sabia que a cor da sala de trabalho, a luz, a disposição dos equipamentos como mesas, cadeiras, armários, a temperatura ou ruídos podem impactar a vida do colaborador e resultar em uma doença ocupacional?

Essa abordagem leva em consideração as características físicas, cognitivas e psicológicas dos colaboradores, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e reduzir os riscos de lesões e doenças ocupacionais.

Veja também nosso texto no blog: Quais são as principais normas de ergonomia exigidas pelo Ministério do Trabalho?

Quais as vantagens da ergonomia no trabalho?

Prevenção de lesões e doenças ocupacionais

Uma empresa que se preocupa com as normas da ergonomia ajuda a prevenir lesões e doenças ocupacionais.

Algumas doenças ocupacionais muito comuns são elas: dores musculares, lesões por esforço repetitivo, tendinites, bursites, problemas de visão, entre outras. 

As lesões podem ocorrer devido a esforços repetitivos, posturas inadequadas, movimentos bruscos, exposição a vibrações, entre outros fatores.

Portanto, praticar as normas da ergonomia no trabalho ajuda a formar um ambiente saudável e com diminuição de ausências por doenças ocupacionais. 

Aumento da eficiência e produtividade

Aumente a saúde ocupacional da sua empresa, ter um ambiente de trabalho ergonômico pode aumentar a eficiência e produtividade

Isso porque a ergonomia busca adaptar as tarefas ao colaborador, levando em consideração suas habilidades e limitações

Com isso, o colaborador pode realizar as tarefas de forma mais rápida e eficiente, sem comprometer a sua saúde e segurança.

Melhoria da qualidade de vida no trabalho

Tenha um colaborador sadio e motivado,  a ergonomia também pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

Reduza o estresse e a fadiga, promovendo o conforto e o bem-estar para os colaboradores com as ferramentas e espaços adequados.

Redução de custos com afastamentos e tratamentos médicos

Finalmente, praticar a ergonomia no trabalho também pode contribuir para a redução de custos com afastamentos e tratamentos médicos.

Isso por que a prevenção de lesões e doenças ocupacionais seja seguido a risca, é possível reduzir a necessidade de tratamentos médicos e afastamentos do trabalho. 

Empresas conscientes 

Sendo assim, as empresas estão cada vez mais envolvidas para solucionar possíveis impactos dentro do ambiente de trabalho, fazendo com que seja mais leve e confortável possível.

Inclusive, há muitas empresas adeptas da ginástica laboral, pausas para descanso, meditação, ambientes para descontração como sala de jogos, tudo isso para minimizar a carga de trabalho e estresse.

Transforme a sua empresa em um ambiente acolhedor, confortável e que siga as regras da ergonomia no ambiente de trabalho. A Projeto Promov pode te ajudar a montar um projeto funcional e moderno para o seu escritório. 

Adicionar comentário