Receba dicas grátis!

Quando é a hora de trocar as cadeiras para o escritório?

As cadeiras para o escritório estão entre os móveis corporativos mais importantes. Elas garantem conforto, bem-estar e, principalmente, a ergonomia. Como esse é um aspecto obrigatório da legislação trabalhista, é uma preocupação que não pode ser ignorada.

Ao mesmo tempo, trocar todas as cadeiras requer planejamento e investimento. Feito na hora adequada, garante um bom espaço de trabalho. Como saber, afinal, que chegou o momento certo para fazer essa substituição?

A seguir, veja dicas para descobrir se é o período para comprar novas cadeiras para o escritório.

A necessidade constante de manutenção aponta para a troca

Quando móveis como cadeiras precisam de troca, é comum que os problemas surjam com grande intensidade. É o que acontece se os braços têm que ser apertados o tempo todo ou os mecanismos de movimento, consertados.

Embora alguma manutenção seja exigida para o funcionamento desse elemento, o excesso dela leva a custos desnecessários. Os assentos que estão constantemente com defeitos, no conserto e precisando de reparos são bons exemplos.

Como a questão é progressiva e contínua, os gastos se acumulam e até superam o valor da compra de uma nova.

O uso por um longo período requer a substituição das cadeiras para o escritório

Mesmo quando a manutenção não é tão cara, o uso prolongado exige que esses móveis sejam trocados. Conforme o tempo passa, é comum que as cadeiras para o escritório se tornem menos firmes ou acolchoadas, por exemplo. Mesmo as rígidas podem ficar inseguras.

Quando isso acontece, não há muito que fazer. O desgaste é uma consequência natural, por melhor que seja a qualidade. Portanto, se a aquisição dos itens já faz alguns anos, é o momento de começar a avaliar a troca.

A estética também indica se chegou a hora de trocar

Ainda que a funcionalidade seja a mais importante, o aspecto visual é determinante para a troca. Em primeiro lugar, as cadeiras que são muito antigas comumente que sofrem com o revestimento falho ou rasgado. Também é frequente que as partes metálicas fiquem enferrujadas ou, no mínimo, menos brilhantes.

Além disso, ao longo do tempo o escritório se modifica, seja no layout ou na aquisição e troca de elementos. O espaço que abrigou as cadeiras certamente já não existe como no início.

Dessa maneira, verifique como está o aspecto desses móveis. Se eles não estiverem bonitos, alinhados e/ou se não transmitirem corretamente a visão da empresa, é chegada a hora de comprar novos.

A produtividade dos colaboradores pode ser um indicador

Uma das métricas mais importantes dos funcionários é o nível de produtividade. Quanto maior e melhor a produção, maiores são os lucros. O problema é que a falta de ergonomia prejudica exatamente esse nível.

Cadeiras desconfortáveis ou que estão sempre com defeito geram interrupções, dores e até afastamentos. Quem tem condições na coluna, por exemplo, provavelmente terá crises frequentemente com elementos inadequados.

Portanto, verifique se a produtividade das equipes tem caído sem justificativas específicas. Em caso afirmativo, os assentos podem ser os principais responsáveis.

Se identificar um ou vários sinais, é a hora de trocar as cadeiras para o escritório. Além de deixar o ambiente mais bonito, ele ficará confortável e funcional — e todos ganharão com isso.

Depois de analisar tudo isso, o seu empreendimento precisa trocar tais móveis? Conte nos comentários e participe do debate!

Adicionar comentário