Image11

Blog

Homemóveis corporativosTipos de arquivamento: armário, gaveteiro ou credenza, qual é a melhor?

Tipos de arquivamento: armário, gaveteiro ou credenza, qual é a melhor?

Profissionais de diferentes áreas precisam arquivar documentos e devem optar pelo tipo de arquivamento ideal. Existem diferentes métodos para arquivar documentos (horizontal vertical, suspenso).

Em relação a esse assunto, devem-se considerar também os tipos de arquivamento. Ou seja, os tipos de mobiliário usados para guardar os documentos. Armários, gaveteiros ou credenza? Qual desses tipos é o melhor? Qual você usa em seu escritório?

Leia o post para obter mais informações!

O arquivamento em armários

Os armários são móveis com portas e prateleiras internas.  Possuem diferentes tamanhos e alguns modelos podem não apresentar portas.

Modernamente, entre os tipos de arquivamento, destaca-se o arquivamento deslizante. O arquivamento deslizante é aquele composto por um armário que desliza através de trilhos, necessitando somente de um corredor e facilitando a acessibilidade aos documentos.

Em geral, adota-se, nos armários, a organização dos arquivos no modelo horizontal (arquivos deitados), ou seja, os documentos são colocados uns sobre os outros.

Quanto ao material, podem ser de madeira ou metal, como o aço inox, que não enferruja, é durável e resistente. Também podem apresentar vidro em sua composição, permitindo a visualização do ambiente interno.

O arquivamento em gaveteiros

Os tipos de arquivamento incluem também os gaveteiros, ou seja, os móveis com grandes gavetas. Os gaveteiros também podem ser metálicos ou em madeira. Em geral, usa-se a metodologia vertical (arquivos em pé), ou seja, os documentos são dispostos uns atrás dos outros.

O arquivamento vertical permite mais agilidade e eficiência na consulta dos documentos. Não há necessidade de manipular, nem de remover os arquivos. Essa é uma vantagem para otimizar as operações e contribuem para maior preservação do material.

Os gaveteiros também podem apresentar diferentes dimensões.

O arquivamento credenza

Trata-se do mais moderno dos tipos de arquivamento, caracterizando-se por ser um balcão, geralmente longo, composto somente por portas ou gavetas ou por ambas. Como as gavetas do credenza costumam ser mais largas que as dos gaveteiros, adota-se, na maioria das vezes, a organização horizontal.

A linha credenza foi desenhada para uso universal e apresenta compatibilidade com sistemas de painéis divisórios e com mobiliário autoportante, como em plataformas de trabalho constituídas por escrivaninhas, em áreas de reuniões e em gabinetes executivos.

Em geral, o arquivamento credenza é confeccionado em madeira, podendo ou não apresentar vidro.

Os tipos de arquivamento: qual escolher?

A escolha entre os tipos de arquivamento vai depender de suas necessidades e também de suas preferências. Para espaços menores, o ideal é optar por armários que não sejam muito largos ou comprar gaveteiros. O arquivamento credenza também é prático, pois sendo um balcão pode ser integrado a outros móveis.

Quando se fala que, “em regra” ou “geralmente”, um determinado tipo de arquivamento é usado de uma forma específica, não quer dizer que esse uso seja obrigatório, mas é o mais comum e o mais recomendado.

Assim, apesar de nos armários os arquivos serem dispostos geralmente na forma horizontal, pode-se organizá-los na forma vertical (dentro de pastas organizadoras, por exemplo). Ainda é possível usar a organização vertical no arquivamento credenza.

Existem armários com gavetas plásticas internas ou gavetas na parte inferior/superior.

O arquivamento suspenso pode ser aplicado tanto em armários quanto nos gaveteiros e no tipo credenza — os arquivos ficam suspensos por varetas que correm sobre trilhos metálicos.

A tendência moderna é mesclar os tipos de arquivamento, de modo que o usuário possa ter mais de uma modalidade em um único móvel.

Considere, portanto, o espaço disponível em seu escritório, a quantidade de arquivos que possui (papeis, mídias digitais e outros) e as necessidades que eles apresentam, o custo-benefício do produto (preço relacionado à praticidade oferecida, à durabilidade do material e a outros pontos).

Qual desses tipos de arquivamento você acha melhor? Aproveite os espaços para deixar seu comentário!

Postar comentário