Trabalhar diariamente sentado, atrás de uma mesa e realizando diferentes funções diante de um computador, pode ser prejudicial à saúde. Isso, é claro, se o corpo não estiver confortável.
É preciso que os colaboradores trabalhem na postura ideal, com pés apoiados, joelhos formando um ângulo de 90 graus, parte inferior das costas escorada, ombros retos e cabeça centralizada.
São as regras de ergonomia que determinam essas e outras questões relacionadas à postura, conforto e bem-estar. E os móveis corporativos devem obedecer a todas às normas e padrões de ergonomia. Você sabe o que fazer diante dessa situação? Entenda por que vale a pena optar por móveis ergonômicos, acompanhando a leitura desse post.
Mais saúde, segurança e qualidade de vida para os colaboradores
Os móveis ergonômicos atuam como uma importante medida preventiva. Considerá-los bem antes de escolher o mobiliário de seu local de trabalho consiste em prevenir o aparecimento de dores e lesões nos colaboradores.
Um mobiliário adequado protege a saúde de seus colaboradores. Funções repetitivas, realizadas todos os dias, podem provocar lesões nas costas e articulações, desenvolvendo ainda problemas mais sérios relacionados à postura. Quem trabalha em um ambiente desconfortável, sentindo dores, com certeza não apresenta qualidade de vida.
É preciso que os móveis sejam ajustáveis, para atender à necessidade de mudanças de posição ao longo do dia, uma vez que o sangue precisa fluir. Cadeiras reguláveis, por exemplo, respeitam as diferentes alturas das pessoas e podem apoiar melhor a lombar.
Com a saúde protegida, as chances de que um trabalhador precise se afastar por problemas crônicos será reduzida. A taxa de absenteísmo também cai, e assim a organização da equipe é mantida. Os móveis devem ser escolhidos considerando a sua funcionalidade e praticidade, não somente pensando na estética.
Móveis ergonômicos promovem o aumento da produtividade
Entendendo que, quando o trabalho é realizado com segurança e conforto, os problemas de saúde são afastados, devemos pensar em outros pontos a serem favorecidos. Um bom exemplo disso é a concentração e a melhora na produtividade.
Se os móveis ergonômicos estão presentes no ambiente, a concentração dos trabalhadores será mantida, uma vez que os incômodos serão minimizados.
Dessa forma, os colaboradores desenvolvem melhor suas atividades, com muito mais eficiência. Aumenta, em consequência, o nível de produtividade, o que é um ganho para toda a empresa.
Um mobiliário adequado favorece a criatividade
Com o ambiente funcional e que favoreça as diferentes atividades dos funcionários, torna-se mais fácil deixar fluir a criatividade. O conforto e bem-estar estão diretamente relacionados ao ânimo e entusiasmo para que as pessoas realizem suas funções diárias.
Com móveis ergonômicos, eventuais dores podem ser reduzidas ou até poupadas. Se o cansaço demora a chegar, o efeito é um só: colaboradores mais dispostos e criativos.
Além disso, os colaboradores se sentirão mais valorizados. O que melhora a imagem da empresa entre eles. Os resultados são empresas que oferecem serviços e produtos de maior qualidade, sem atrasos e com maior otimização do tempo.
Considerando todos esses fatores, certamente vale a pensa investir em móveis ergonômicos na hora de montar o seu escritório. Uma ótima medida preventiva que evita problemas futuros e ainda patrocina inúmeros ganhos para a organização.
O que achou desse post? Entendeu a importância dos móveis ergonômicos? Deixe aqui o seu comentário, com dúvidas ou opiniões.