Receba dicas grátis!

Como fazer o aproveitamento do espaço de forma inteligente?

Um dos grandes dilemas em ambientes corporativos é o aproveitamento do espaço físico. Nem sempre é fácil dividir adequadamente os diferentes espaços de trabalho, de modo que os funcionários fiquem bem acomodados e não haja problemas de circulação ou acessibilidade.

Veja a seguir como resolver esse problema em seu escritório:

O leito de Procusto

Talvez seu escritório esteja como o leito de Procusto, da famosa lenda grega: há muito espaço desocupado ou espaços atravancados com elementos.

E talvez você necessite fazer o mesmo que Procusto: preencher o espaço com mais alguns elementos ou retirar parte dos móveis para liberar espaço.

Mas, existe outra solução: organizar o ambiente para realizar um efetivo aproveitamento do espaço.

Outra solução é optar por elementos alternativos, compactos, de fácil instalação e remoção, que sejam funcionais, estéticos e ainda aumentem a eficiência do trabalho.

Organizando o “leito”

Talvez seu escritório esteja precisando de um projeto de design de interiores: precisa dispor melhor o mobiliário dentro do espaço disponível: mesas, cadeiras, balcões, estantes, armários, arquivos, prateleiras, plataformas.

Organize também as instalações e cabeamentos, pois quando elas ficam ocultas, o espaço tende a ganhar mais amplidão.

Uma boa organização pode deixar as coisas em seu devido lugar sem a necessidade de “cortar” ou “esticar”.

“Cortando” e “esticando”

Se, após organizar tudo, perceber que ainda há muitos elementos, pergunte-se se você precisa mesmo de tantas coisas. Quanto menor o ambiente corporativo, menos mobília ele deverá ter.

O projetista poderá ajudar grandemente a escolher aquilo que é efetivamente necessário para o desenvolvimento das atividades. O que for dispensável ou supérfluo deve ser retirado para que seja possível um aproveitamento do espaço inteligente.

Caso perceba, pelo contrário, que o espaço ficou com muitas lacunas, poderá aumentar a quantidade de elementos. Isso acontece em espaços muito amplos. Nesse caso, é possível adquirir mais móveis e objetos, mesmo que sejam somente decorativos.

A eficiência das divisórias

Um dos elementos mais funcionais para ambientes corporativos são as divisórias, que substituem com eficiência as paredes. Fáceis de montar, as divisórias permitem separar diferentes setores de uma empresa sem a necessidade de mexer na estrutura do imóvel, sem fazer sujeira e a custos bem menores.

As divisórias modulares em MDP ou vidro, com acabamento em metal, garantem a privacidade do trabalho sem prejudicar a integração da equipe. Se for necessária uma privacidade maior, pode-se revestir o vidro com película. Existem divisórias do piso ao teto ou parciais, que podem ser usadas conforme as necessidades de cada tarefa.

Elas servem ainda para isolar acusticamente o ambiente, evitando a penetração de ruídos externos. Algumas permitem a passagem de instalação elétrica e de tomadas. Sem falar que, esteticamente, elas conferem um ar de sofisticação e modernidade ao lugar.

As linhas de mobiliário corporativo

Os móveis planejados são outra forma de otimizar os espaços, já que são confeccionados considerando as principais necessidades físicas do ambiente. Existem diferentes linhas de móveis planejados, que envolvem mesas, cadeiras, balcões, gaveteiros. Esse mobiliário também oferece opção para integrar e ocultar a rede elétrica.

As linhas de mobiliário planejado caracterizam-se pela integração entre os elementos, que se ajustam perfeitamente uns aos outros. Dessa forma, evita-se, por exemplo, a compra de uma mesa que não se integra adequadamente com o balcão ou gaveteiro. Isso resulta em ocupação desproporcional do espaço e atrapalha a ergonomia.

As plataformas de trabalho são outra incrível forma de fazer um aproveitamento do espaço satisfatório. Trata-se de uma estrutura modular apropriada para comportar vários funcionários e materiais de trabalho.

 

Sua empresa está precisando fazer um aproveitamento do espaço de forma inteligente? Você já segue algumas das dicas acima? Seu espaço já apresenta plataformas e divisórias? Faça seu comentário, tire suas dúvidas, troque algumas i

Adicionar comentário