A Associação Brasileira de Normas Técnicas reúne diversas orientações sobre uma série de elementos, processos e práticas. Trata-se de uma forma de centralizar as informações e garantir que certos itens sigam um padrão de qualidade.
Os móveis corporativos também devem estar dentro dos padrões da ABNT. Para isso, são consideradas questões como a jornada de trabalho e as características físicas de um trabalhador médio para determinar parâmetros como dimensões e materiais.
Porém, nem todos os fabricantes seguem essas regras. Para entender por que é tão importante ter móveis com esses padrões, continue lendo e saiba tudo.
Os móveis adequados às normas ABNT ajudam a proteger a saúde dos funcionários
Em primeiro lugar, escolher peças que obedecem aos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas é selecionar móveis que respeitam os conceitos de ergonomia.
As cadeiras reguláveis, por exemplo, seguem obrigações quanto aos ajustes de altura, apoio da lombar e assim por diante. Já o mobiliário para call center e as opções modulares devem acompanhar certas questões de distância ao chão, profundidade e outros elementos relevantes.
Tudo isso ajuda para que a saúde dos funcionários fique protegida, evitando problemas referentes à postura, à coluna e articulações, em geral.
A escolha de um mobiliário adequado contribui para o conforto dos colaboradores
Além de ajudar a proteger a saúde, os móveis que seguem os padrões ABNT também são fundamentais para gerar uma sensação de conforto.
Graças a esse mobiliário, dá para garantir que os funcionários executem suas tarefas ao longo do dia sem dores ou incômodos.
Ter cadeiras confortáveis, mesas na altura correta e espaço suficiente na estação de trabalho são características que contribuem para que os funcionários tenham uma ótima sensação de bem-estar.
Assim, a experiência é intensamente afetada pelos móveis escolhidos, de modo que eles devem ser selecionados com cuidado.
A seleção correta também é fundamental para a produtividade
Se os colaboradores têm a saúde protegida, há chances menores de que eles precisem se afastar para cuidar de quadros crônicos.
Há riscos reduzidos de haver o desenvolvimento de problemas de coluna ou de lesões causadas pela má postura. Assim, a taxa de absenteísmo cai, o que diminui a necessidade de reorganização da equipe e de oferta de licenças.
Outra questão é que com um conforto maior, os colaboradores conseguirão desempenhar melhor suas tarefas.
Tendo o time completo por mais tempo e contando com maior satisfação e motivação, o resultado natural é a aplicação da produtividade. Além de diminuir os custos, é uma forma de aumentar o desempenho.
A preocupação nessa escolha maximiza a qualidade de uso
O fato é que os móveis corporativos têm uma função que vai além da estética. A questão da praticidade e da funcionalidade deve estar acima de todos os outros pontos, pois é preciso que tudo seja usado com o propósito produtivo.
Dessa maneira, escolher móveis ABNT significa aumentar a qualidade das peças, contribuindo para a durabilidade e adequação às necessidades do empreendimento.
Isso é fundamental para diminuir a necessidade de investimento ao longo do tempo e, também, para maximizar o retorno.
Os móveis que seguem os padrões da ABNT são mais seguros, ergonômicos e confortáveis. Com isso, escolher os fabricantes que obedecem a essas regras é fundamental para ter bons resultados.
Nos comentários, deixe sua opinião sobre esse tema e aproveite para dizer se tem alguma dúvida.