Receba dicas grátis!

Ergonomia no trabalho e os benefícios para a empresa

20f

Já há algum tempo, é comum ouvirmos a disciplina “ergonomia” associada ao ambiente de trabalho. Ainda assim, muitos gestores não sabem direito o que significa esse conceito e qual a razão de isso ser tão importante para as empresas.

Vale a pena dizer que algumas peças de mobiliário já são projetadas e confeccionadas levando em consideração a ergonomia, visando a melhor integração com o futuro usuário. Mas, afinal de contas, por que a ergonomia no trabalho é considerada tão importante? Quias benefícios a atenção para come ela oferece?

Leia o post e entenda a razão da relevância da ergonomia nos espaços para o labor:

Compreenda melhor o conceito de ergonomia

A origem da palavra não explica muita coisa. Ergonomia é uma palavra grega que, traduzida literalmente, significa “normas do trabalho” (ergon = trabalho; e nomos = regras, normas, leis). Mas na prática a ergonomia se trata de uma ciência que procura ajustar o homem da melhor forma possível ao ambiente de trabalho, ou vice-versa.

A ergonomia no trabalho busca, portanto, a melhor integração entre a pessoa que trabalha e o ambiente que a cerca. A finalidade é que a pessoa possa desenvolver suas atividades com conforto, prevenindo problemas de saúde e acidentes.

A legislação e a ergonomia no trabalho

Com o auxílio da Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) recomenda que todas as empresas devam apresentar a Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

Trata-se de um documento no qual o profissional aponta as melhorias que devem ser inseridas no seu empreendimento, a fim de que o ambiente de trabalho preencha os requisitos mínimos de ergonomia.

As formas de implantar a ergonomia em seu escritório

Para implantar a ergonomia no trabalho, é necessário adequar o espaço conforme as funções desenvolvidas e a carga horária de cada funcionário. Ergonomia está muito relacionada à organização, por isso é fundamental que mesas, cadeiras, estantes, prateleiras, equipamentos e todos os materiais fiquem dispostos adequadamente no espaço.

Considere também as dimensões mínimas para cada item e para permitir acessibilidade eficiente. Por exemplo, um assento deve ter um espaço mínimo para o usuário colocar as nádegas e as pernas; as mesas também devem ter um espaço inferior adequado para encaixar as cadeiras; deve existir espaço suficiente entre os móveis e nos vãos das portas, para permitir a passagem dos usuários.

Também é possível praticar a ginástica laboral, definir com precisão intervalos regulares e utilizar a rotatividade de tarefas a fim de dar descanso suficiente ao funcionário, evitando o desgaste e o estresse.

Entre os exercícios de ginástica laboral, podemos destacar:

  • Alongamento de mãos e dedos;
  • Alongamento do punho e antebraço;
  • Alongamento do pescoço.

Os benefícios da ergonomia no trabalho

Confira agora os diferentes benefícios que a ergonomia no trabalho vai trazer ao seu escritório:

  • Melhoria na qualidade de vida de todos os que ocupam o espaço;
  • Queda significativa na quantidade de funcionários que se afastam do trabalho ou faltam: a ergonomia favorece a saúde e o bem-estar, evitando descontentamentos, acidentes de trabalho e problemas de saúde;
  • Redução de desperdícios: à medida que os profissionais gozam de boas condições de trabalho, sentem-se estimulados a produzir e a executar suas atividades com atenção, reduzindo assim o desperdício de matéria-prima e de outros materiais;
  • Produtividade: com a melhoria nas condições de trabalho e a redução no número de faltas e afastamentos, a produtividade cresce e é possível oferecer serviços/produtos de qualidade aos consumidores, aumentando as possibilidades de captação e fidelização de clientes;
  • Valorização do profissional: sem dúvida, todos os profissionais se sentirão mais valorizados, pois perceberão que existe uma preocupação da empresa em tratá-los bem e oferecer a eles a estrutura física necessária para o desenvolvimento adequado de suas funções.

Seu escritório já aplica os princípios da ergonomia no trabalho? Seus colaboradores sentem-se satisfeitos com o ambiente de trabalho? Deixe seu comentário.

Adicionar comentário