Foco nos detalhes: como escolher os melhores acessórios para escritórios
Na hora de produzir seu escritório, acredite: os pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença. Dessa forma, convém investir nos acessórios para dar aquele toque de Midas em sua sala comercial.
Trabalhar na estética e funcionalidade do ambiente de trabalho é uma estratégia para tornar o local mais aconchegante e satisfatório para as atividades, bem como uma forma de atrair os clientes. O visual do ambiente de trabalho influencia muito na decisão do cliente.
Confira a seguir algumas dicas para escolher os melhores acessórios para escritórios!
Avalie os acessórios que complementam o mobiliário
Acessórios são aqueles elementos que, apesar de não serem fundamentais, ampliam a funcionalidade de seu escritório e podem mesmo aumentar a eficiência dos elementos essenciais.
Dessa forma, você pode comprar um suporte para os pés de modo a tornar sua cadeira ainda mais confortável. No momento em que for escolher um suporte para o monitor, por exemplo, pode optar por um que tenha gavetas. Existem gabinetes com rodinhas que servem para guardar o gabinete do computador (popularmente, chamado de CPU). Esses gabinetes com rodinhas permitem a locomoção do equipamento de forma prática.
No momento de escolher um aparador de livros, um porta-arquivos ou um porta correspondência, escolha um modelo mais criativo, que contribua para tornar o ambiente mais bonito.
Escolha o melhor foco de luz
Quando for escolher os melhores acessórios, leve em conta a iluminação. A iluminação é um requisito fundamental para favorecer a execução eficiente das tarefas. Todo escritório precisa de um foco de luz adequado.
O foco de luz deve ficar bem direcionado para o computador, mas também para as gavetas, os arquivos e quaisquer outros pontos-chave. Além de contribuir para o desenvolvimento mais eficiente das atividades e para proporcionar mais beleza ao escritório, o foco de luz também contribui para economizar energia.
Exemplos de focos de luz são as luminárias e os pendentes. Mas você poderá usar também os abajures ou castiçais.
Na hora de escolher os melhores acessórios, observe seu acabamento
O acabamento é outro detalhe importante. Independente de qual seja o objeto, o acabamento pode conferir maior beleza e segurança.
Existem acabamentos em metal, em madeira, em plástico e assim por diante. O acabamento varia conforme o objeto.
Um bom acabamento em madeira de carvalho, por exemplo, é sinal de uma durabilidade muito maior — fato que influi na eficiência também.
Atualmente, as texturas estão em alta, sendo acabamentos muito requisitados não somente nas paredes, mas em móveis e elementos decorativos.
Entenda as cores como fatores de alta importância
Os melhores acessórios são também aqueles que apresentam as cores adequadas.
Os acessórios em geral ocupam menos espaços que os mobiliários, mas são em maior número: porta-canetas, porta-chaves, os elementos puramente decorativos, mousepads, luminárias, tapetes, aparelhos de ar-condicionado, suportes, porta-arquivos, lixeiras, filtros de água e assim por diante.
No final de tudo, eles acabam contribuindo para dar ao conjunto mais uniformidade ou, se for caso, a ideia de desordem — daí, a necessidade de combinarem com o cenário.
As cores são fundamentais para passar a impressão de ordem, de tranquilidade, de conforto. Elas podem tanto estimular quanto inibir o profissional.
Observe o custo-benefício envolvido
Os melhores acessórios devem oferecer também o melhor custo-benefício, isto é, compensa pagar o preço pedido em função das características e vantagens que eles apresentam.
Esse quesito deve ser observado especialmente em itens como luminárias, gabinetes, filtros ou purificadores de água, ar-condicionado, entre outros.
Muitas vezes, comprar um equipamento mais barato significa adquirir um item de qualidade inferior, que vai acabar saindo mais caro para o consumidor.
Seu escritório já conta com os melhores acessórios? Que fatores você considerou na hora de escolhê-los? Faça seu comentário. Deixe uma dica para os outros leitores.