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Como comprar uma boa estação de trabalho?

Uma estação de trabalho pode ser um fator fundamental no desempenho de uma equipe.

Os colaboradores passam a maior parte do tempo nela, por isso muito além de apreciar só as questões estéticas, é preciso pensar em móveis que sejam confortáveis e ergonômicos.

Se você tem dúvidas sobre como comprar uma boa estação de trabalho, continue a leitura desse artigo, que certamente ajudará nessa escolha.

Leve em conta o tipo de atividade exercida na estação de trabalho

A análise de uma estação de trabalho ideal implica levar em conta o tipo de atividade que seus colaboradores exercem na empresa, assim como o tempo por dia que esses funcionários passam no local, saber averiguar adequadamente os objetivos ajuda a eliminar aquelas opções que não seriam correspondentes às funções e benefícios para a equipe da empresa.

Leve em conta se as funções exigem que os funcionários interajam entre si. Pois, nesse caso, as estações não podem ter divisões marcantes e pode ser conveniente montar um ambiente aberto e com os objetos dispostos mais proximamente, como em uma plataforma. Ótimo para agências de comunicação, por exemplo.

É sempre interessante escolher as estações de trabalho que contribuam para a organização, de forma a garantir maior produtividade.

Pense a respeito do ambiente e da hierarquia

O espaço disponível para a estação de trabalho também deverá ser considerado. Os móveis planejados podem ser a solução, quando o espaço na empresa for reduzido. Além de aproveitar melhor os espaços que o ambiente oferece.

As estações parcialmente fechadas, como os guichês, são as que fornecem mais privacidade aos colaboradores, ainda que estejam juntos no mesmo ambiente. Será viável comunicar-se e trocar informações mais facilmente, porém é um modelo ideal para empresas que lidam com telefonia, documentos e contabilidades.

Também é possível escolher uma estação de trabalho para um escritório individual, como no caso de diretores e presidentes, que exigem hierarquia em seu local de trabalho, ou funcionários que trabalham com pesquisa e precisam de maior concentração e privacidade.

Respeite as exigências da ergonomia

Não só as necessidades do dia a dia dos funcionários devem ser atendidas com uma estação de trabalho, mas também as normas de ergonomia. Para que um trabalhador cumpra com as suas funções da melhor maneira possível, é preciso oferecer pelo menos um razoável conforto.

O mobiliário deve ser compatível com as pessoas que o utilizarão. As peças devem comportar o peso, o comprimento das pernas, a altura e sobretudo favorecer sua boa postura. A realização de movimentos repetitivos combinados com a má postura pode desenvolver lesões e dores, nas costas e nas articulações, prejudicando o trabalho daquelas pessoas e também sua qualidade de vida.

Móveis ergonômicos previnem aqueles tipos de problema, por isso considerá-los é mostrar aos funcionários que a empresa se importa com eles e protege seu bem-estar. Com a saúde em dia, as taxas de abstenção e afastamentos serão retraídas, sem incômodos no ambiente de trabalho, a criatividade flui e a concentração aumenta.

Considere a cultura e o estilo da empresa

A estética não deve ser esquecida, pelo contrário deve ser alinhada à identidade da empresa. Empresas mais tradicionais, como escritórios de advocacia, pedem um mobiliário mais clássico, com cores neutras e sóbrias, e vale dizer que um estilo clássico não significa ser antiquado.

Se a imagem da corporação é mais descontraída, como em escritórios de comunicação, o estilo moderno é bem-vindo. Cores mais fortes e design arrojado podem compor bem o ambiente com a organização, de forma a causar aquela impressão que se quer transmitir para a empresa.

Seguindo esses passos, comprar uma boa estação de trabalho não será uma missão tão difícil. E as chances de erros e problemas serão minimizadas.

O que achou do post? Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário!

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