Quais cores usar nos móveis do meu escritório?
As cores exercem uma influência muito positiva (ou negativa) na imagem de um ambiente de trabalho. Por isso, é fundamental escolher as cores certas para os móveis certos e essa decisão nem sempre é simples de fazer. O bom gosto pode ser um bom orientador, mas é preciso ficar por dentro das tendências.
Confira a seguir algumas dicas para usar as cores adequadas nos móveis de seu escritório!
Tenha mesas com acabamento claro
As cores claras costumam funcionar muito bem em ambientes de trabalho. Elas passam, em geral, a ideia de tranquilidade, conforto, harmonia e paz. Por isso, vale a pena aplicá-las nas mesas de seu escritório.
O branco, por exemplo, é um multiplicador da luz (na verdade, o branco é a reunião de todas as cores, como você deve ter comprovado na popular experiência escola do Disco de Newton). Além disso, ele passa a ideia de maior espaço, de limpeza – e modernidade também.
O azul passa a ideia de serenidade, seriedade, sobriedade, equilíbrio – qualidades que valem a pena ser cultivadas em um escritório e em qualquer outro local de trabalho.
Procure combinar tons claros das paredes com o acabamento das mesas.
Dose o vermelho nas estantes
O vermelho é uma cor quente, forte, escura, associada ao movimento, à intensidade. Para um ambiente de trabalho, pode não ser a cor ideal. Mas, o segredo está na quantidade de vermelho empregada sobre os móveis, especialmente nas estantes. Elas podem, inclusive, combinar perfeitamente com o acabamento claro das mesas.
Experimente usar o vermelho esmaecido ou em gradações suaves e confira o resultado visual que ele oferece, harmônico e esteticamente atraente.
Aposte nos detalhes em madeirado
Usar detalhes em madeira ou em materiais equivalentes é uma tendência moderna. Os detalhes em madeirado cabem em praticamente todos os móveis: mesas, cadeiras, estantes.
A madeira sempre foi um material nobre, associado ao bom gosto e à sofisticação. Também está relacionada à solidez, durabilidade e resistência. A arte atual procura valorizar bastante os detalhes e elementos madeirados dão o toque final na arquitetura de mobília.
Fique à vontade para escolher a cor das cadeiras
E quanto às cadeiras? Qual cor escolher? Pode optar por combiná-las com a mesa ou com as paredes. Talvez, prefira deixá-las independentes, usando cores diferentes, que podem variar entre tons mais vivos e tons mais claros.
O negro e o branco serão sempre boas opções para as cadeiras de seu escritório. Uma vantagem de usar cadeiras de cor escura é porque não revelam facilmente manchas e sujeiras, conservando por mais tempo um aspecto uniforme.
Opte por mais cores para os móveis de seu escritório
Até agora, sugerimos dicas que combinam bem com as mesas, cadeiras e estantes de seu ambiente de trabalho. Confira a seguir uma lista de cores que poderão ser usadas nos móveis, bem como as sensações a que estão associadas.
Cores quentes
- Vermelho: entusiasmo, dinamismo, movimento (muito intenso, pode sugerir violência, raiva e paixão);
- Amarelo: proximidade, vivacidade e luminosidade (em excesso, pode tornar-se cansativo);
- Laranja: estímulo, vitalidade, força, energia;
- Rosa: calma, aquecimento, proteção relaxamento (é a cor representativa da delicadeza e da feminilidade).
Cores frias
- Azul: fé, confiança, pureza (azul-escuro passa ideia de formalismo);
- Verde: tranquilidade, bem-estar, paz, natureza (verde-escuro pode ser depressivo);
- Violeta: proximidade, contato espiritual (muito intenso, pode provocar desestímulo).
Saiba como colorir adequadamente o ambiente
Caso prefira, poderá optar por deixar o escritório mais dinâmico, investindo em móveis coloridos. Tome cuidado somente para não deixar o ambiente extravagante, com ar de discoteca ou de ambiente para entretenimento. Isso pode comprometer a concentração, o desenvolvimento eficiente das atividades e a produtividade.
Que cores prefere usar nos móveis de seu escritório? Deixe seu comentário e sua sugestão!