Conheça as principais normas para ambientes corporativos
Criar um local para a sua empresa precisa considerar uma série de questões. É necessário avaliar pontos como a produtividade desejada, as tarefas que serão desempenhadas e o aproveitamento do espaço que está disponível.
Além disso, é fundamental conhecer e seguir as normas para ambientes corporativos. Elas servem tanto como orientação como também são pontos obrigatórios para garantir o conforto e a segurança de quem trabalha em uma área.
Sendo assim, veja quais são as principais normas e entenda como colocá-las em prática!
A ergonomia faz parte de uma das principais normas para ambientes corporativos
A mais importante norma que fala sobre o espaço de trabalho é a que trata de ergonomia. Esse conceito tem a ver com a qualidade de uso dos elementos, de maneira a garantir máxima segurança e proteção à saúde, evitando acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Esse tema é abordado pela NR-17, norma trabalhista regulamentadora que dispõe quais são os principais pontos de atenção. É necessário, por exemplo, que o ambiente não seja muito barulhento, mantendo-se dentro de níveis que não prejudiquem a audição.
Também é exigido que haja uma iluminação adequada segundo os parâmetros da NBR 5413. Ela tem que ser difusa e distribuídas de forma homogênea, garantindo o conforto ocular e a boa execução de tarefas.
Quanto ao mobiliário, os equipamentos precisam ser seguros, confortáveis e, preferencialmente, devem ter a capacidade de adaptação, como a regulagem de altura das cadeiras. Sempre que possível, o trabalho deve ser realizado sentado, o que significa o uso de cadeiras, mesas e elementos adequados.
O uso de mobiliário adequado é previsto por normas variadas
Partindo para as normas técnicas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), há várias normas para ambientes corporativos quanto ao uso de mobiliário adequado. A NBR 15786, por exemplo, trata dos móveis para escritório que devem ser selecionados, especificamente, para escritórios de call center e telemarketing.
Enquanto isso, a NBR 13967 ajuda a classificar uma estação de trabalho, favorecendo a escolha de um mobiliário que seja condizente com as expectativas de qualidade e de conforto. Afinal, ninguém quer ficar em um local inadequado ou desagradável.
No mesmo estilo, a NBR 13966 determina como devem ser selecionadas as mesas, como a partir da escolha de altura, profundidade e espaço livre para as pernas. Enquanto isso, a NBR 13961 foca-se em estabelecer as condições de uso de armários e gaveteiros, ajudando a determinar questões como altura, peso, segurança e usabilidade.
A acessibilidade é um elemento que não deve ser desconsiderado
Para completar, outra entre as normas para ambientes corporativos que precisa ser levada em conta é a que trata de acessibilidade. Ela é dada pela NBR 9050 que, inclusive, tem poder de lei e que visa a garantir o uso correto e seguro dos espaços por pessoas com deficiência.
É uma das mais extensas sobre o tema, mas, basicamente, determina como deve ser a distribuição de elementos. De acordo com ela, é preciso escolher móveis adequados e fazer sua disposição de forma a criar corredores de circulação. Desse modo, dá para garantir que o uso de cadeira de rodas não encontre obstáculos, por exemplo.
Também trata de sinalização visual e sonora e de outros elementos que ajudam a tornar os locais, inclusive os corporativos, muito mais integrados às necessidades de várias pessoas.
Ao conhecer as normas para ambientes corporativos, é possível proteger o espaço e garantir o melhor uso por parte dos funcionários. Além disso, é algo que garante o cumprimento da lei, favorecendo os resultados.
Você já conhecia alguma dessas determinações? Conte nos comentários e participe!