A cadeira é um dos objetos mais importantes no ambiente empresarial. É nela onde a maioria dos colaboradores passa o dia realizando tarefas, portanto é um elemento bastante funcional.
Além disso, esta peça de mobiliário deve ser parte da imagem transmitida pela empresa. Já que, ao mesmo tempo, compreende parte de seu contexto decorativo.
Escolher as cadeiras para escritório é uma missão que precisa considerar aspectos importantes, como os modelos e seus acabamentos. Porém, especialmente no que diz respeito à ergonomia. Reunimos no post de hoje algumas dicas que facilitarão a escolha das cadeiras para escritório ideais. Confira!
Pense sobre o uso das cadeiras para escritório
Sua destinação é um aspecto fundamental para a escolha. Cadeiras para as visitas devem ser pensadas de um jeito e as dos funcionários, de outro. Por exemplo, na sala de espera, as cadeiras devem oferecer conforto e se possível otimizar o espaço. Uma boa dica são as longarinas, que compõem uma fileira de cadeiras acolchoadas simples.
Para uma recepção, é importante pensar que a imagem da cadeira influencia a forma como os clientes veem a empresa. Esse atendimento não leva muito tempo, então é possível investir em cadeiras mais sofisticadas, ainda que as linhas de design sejam simples ou econômicas.
Para os colaboradores, a dedicação para selecionar o local de sentar deve ser maior. Pode ser interessante investir em cadeiras giratórias e com ajuste de altura. Dependendo da função de um determinado profissional, é possível pensar em modelos superiores e de diferentes padrões. Por exemplo, a cadeira presidente de um diretor deve transmitir a importância de quem a utiliza.
Considere sempre os aspectos ergonômicos
Uma cadeira adequada para o trabalho é aquela que não prejudica a saúde de quem passa o dia inteiro sobre ela e ainda contribui para seu desempenho. Ficar sentado por várias horas em uma cadeira desconfortável pode, além de causar lesões e tensões no corpo, prejudicar bastante a produtividade dos colaboradores.
Ninguém consegue exercer suas funções com excelência por muito tempo se estiver sentindo um grande desconforto. As cadeiras devem favorecer a perfeita posição de braços e pernas, com os joelhos formando um ângulo de 90 graus com a cintura, de forma que os pés fiquem bem apoiados no chão.
É conveniente que exista o apoio para os antebraços na cadeira, pois isso facilita, por exemplo, a digitação, sem que exista tensão nos punhos.
Não se deixe levar pela aparência e pelo preço
É imprescindível prezar pelo conforto e pela qualidade dos materiais. Ao escolher cadeiras para escritório não se deve pensar apenas na estética. Verifique se os componentes são robustos e resistentes; se o peso e espessura dos materiais, como o metal, são adequados.
Avalie o acabamento de todas as peças, a pintura, a costura e a fixação de alguns componentes. Detalhes inacabados podem trazer incômodos futuros e também a necessidade de manutenção antes do tempo.
A cadeira mais barata pode demandar alguns reparos e substituição com mais frequência. Avalie sempre o custo-benefício que uma cadeira de qualidade poderá lhe apresentar.
Sente e experimente
A melhor forma de verificar se uma cadeira é adequada é: experimentando. Mesmo com todas as observações acima, é preciso sentar e experimentar posições para sentir se aquele objeto é mesmo ideal para a comodidade do corpo.
A qualidade da espuma dos assentos também precisa ser checada. Sua durabilidade poderá ser testada, observando se ela retorna ao formato original depois que você senta sobre a cadeira. Recline a cadeira, a fim de verificar sua estabilidade.
Levando em conta todas essas dicas, fica mais fácil escolher cadeiras para escritório e garantir mais conforto, segurança e a valorização do ambiente.
Gostou desse post? Deixe aqui o seu comentário!