Como estruturar os biombos para escritório da melhor forma?
Um escritório pede uma decoração que transmita uma imagem de sofisticação e elegância, além de ótima organização do espaço. Deve-se evitar o acúmulo de móveis e materiais, facilitando o fluxo de pessoas — e, claro, conservando a privacidade de determinadas áreas de trabalho.
Uma peça de decoração que não costuma ser muito usada pode ser essencial para alcançar esses objetivos no planejamento do seu escritório: o biombo. Os biombos para escritório são ótimos para a divisão de dois espaços, criando um ambiente mais reservado, seja no home office ou em salas de empresas. Se forem bem estruturados, eles podem facilitar a concentração da equipe nas tarefas, porque seleciona uma área e afasta eventuais distrações.
Conheça nesse post algumas formas de estruturação dos biombos, que podem ser incríveis para o seu escritório!
Quais os tipos de biombos para escritório?
Antes de escolher o biombo ideal, é interessante conhecer os tipos de biombos e suas diferentes estruturas e estilos. Assim, o seu escritório não fica limitado aos itens mais comuns, e é possível ousar um pouco na decoração.
Biombos tipo modular
É o tipo de biombos para escritório mais comum nas repartições e empresas. Também pode ser bem aproveitado em home offices. Os módulos podem ser desmontados e remontados quando o usuário desejar.
São estruturados em sua maioria em chapa de aço ou fórmica e possuem variadas cores. Já que são dobráveis e portáteis, facilitam sua utilização em estações de trabalho e também pontos de atendimento.
Biombos articulados
Esse tipo de biombo funciona com divisórias que são ligadas por dobradiças, em uma espécie de porta de “sanfona”. É uma opção ótima para ambientes mais despojados, mas algumas versões também se encaixam muito bem em escritórios mais sóbrios e tradicionais.
Os biombos articulados podem ser encontrados em estilos totalmente fechados ou no formato com venezianas.
Biombos fixos em madeira ou MDF
Para aqueles ambientes que não exigem biombos para escritório móveis, que podem ser tirados e colocados novamente no lugar, os biombos fixos são a solução ideal. Normalmente feitos em madeira ou MDF, esse estilo de biombo traz um ar clássico e provençal ao ambiente.
São mais encontrados na cor da própria madeira, com acabamento de verniz ou em tons claros com branco e bege.
Biombos decorativos de ferro
Articulados ou não, os biombos estruturados em ferro são ótimos elementos decorativos e que garantem ao ambiente um estilo moderno. Eles podem apresentar estampas, como quadrinhos ou adereços; e ainda compostos de alguns detalhes, como vidro, tecido e bambu.
Esse tipo de biombo não servirá apenas para dividir os espaços, mas será uma peça-chave para ter uma decoração cheia de personalidade, conferindo linda identidade à empresa.
O que fazer antes incluir os biombos no espaço?
Algumas dicas podem facilitar a alocação desses elementos no ambiente. É fundamental que sejam funcionais, e não mais um item decorativo que sobrecarregue e atrapalhe a organização.
Verifique o espaço onde serão colocados os biombos
Certifique-se do espaço disponível no escritório, antes de escolher seu biombo ideal.
Avalie a inserção desse elemento de acordo com os demais móveis que já estão no espaço. Por exemplo, a mesa do escritório e as cadeiras.
Cheque a espessura dos elementos
Se você necessita de biombos que garantam ampla privacidade na divisão de espaço para áreas verdadeiramente reservadas, analisar a espessura é fundamental. Biombos mais “finos” podem não garantir a isolamento de som suficiente, em casos de conversas ao telefone na sala ao lado, por exemplo.
O material que o reveste também deve ser observado nesse caso.
Entendendo bem essas dicas sobre os biombos para escritórios fica mais fácil estruturá-los de forma prática, de forma que atendam a todas as necessidades do lugar.
O que achou das dicas? Escreva aqui nos comentários a sua opinião!