Image11

Blog

HomeMobiliário usadoO que fazer com o mobiliário usado que não utilizo mais?

O que fazer com o mobiliário usado que não utilizo mais?

Vivemos na época da reciclagem e do reaproveitamento. Essa é uma atitude ecologicamente correta. Reaproveitamos água, papel e outras coisas. Como reaproveitar móveis usados? Como fazer o descarte correto? Ou devemos simplesmente jogá-los fora?

Confira algumas dicas do que fazer com aquele mobiliário usado que não é mais utilizado!

Doação do mobiliário usado

Uma primeira possibilidade é a doação. Talvez, os móveis não sirvam mais para você, mas podem servir para outras famílias. Lembre que vivemos em um país onde existem diferenças econômicas absurdas: uns possuem muito e outros possuem quase nada.

Você poderá ajudar algumas dessas famílias se fizer doação do mobiliário usado. Existem feiras beneficentes e outros eventos, bem como determinadas entidades que promovem essas doações. Caso prefira, você mesmo poderá procurar pessoas carentes e fazer sua doação.

Descarte consciente

Outra opção é realmente descartar o mobiliário usado, mas de forma consciente. Sofás, armários, mesas, cadeiras, hacks, camas costumam ser jogados em vias públicas, em terrenos baldios e canais de esgoto, provocando sérios problemas de sujeira, poluição e enchentes. Além disso, esses móveis podem servir de abrigo para agentes nocivos, como ratos, escorpiões, baratas, aranhas e outros insetos.

Para fazer o descarte consciente, é preciso conhecer empresas que reciclam esses objetos de acordo com a matéria-prima utilizada. É possível fazer essa pesquisa através da internet ou procurar uma empresa mediadora (que recolhe seus móveis e dá a destinação mais adequada para eles).

Nova utilização

Outra dica é dar um novo uso ao mobiliário usado, aproveitando-o para outras funções. Nesse caso, vale sua criatividade para dar bom uso a um móvel ou parte dele.

Dar novo uso a certos objetos é mais fácil quando eles são pequenos. Geralmente, fica mais difícil reaproveitar sofás e camas para novas finalidades. Você poderá, no entanto, fazer uma reforma básica para não descartar o móvel. Isso nos leva ao próximo tópico.

Sistema Retrofit

O sistema retrofit foi usado, a princípio, somente em imóveis. Era uma forma de reaproveitar equipamentos, materiais e sistemas em desuso ou ultrapassados, ajustando-os e adaptando-os às novas necessidades.

O termo “retrofit” significa “reforma” e ele tem sido aplicado também no âmbito da mobília. Trata-se exatamente disso: reformar o mobiliário usado, ajustando-o às mudanças da época. Isso significa que a função da mobília será a mesma – é uma maneira de trazer de volta à vida um objeto que não tinha mais utilidade devido à sua idade ou por ter sofrido danos.

Muitos profissionais da área estão aproveitando a tendência retrofit para orientar as famílias a reformar seus móveis antigos e quebrados. São decoradores, arquitetos, marceneiros que não somente orientam, mas realizam atividades de reforma ou criam produtos que podem ser usados nesses móveis.

Enfim, o sistema retrofit pode ter duas finalidades principais:

  • Reformar o mobiliário usado, adaptando-o aos modelos modernos e às necessidades do momento, dando-lhe cara de novo;
  • Criar novos produtos que se ajustam aos modelos usados.

No campo imobiliário, o sistema retrofit pode sair mais caro que construir ou usar equipamentos novos; mas no que refere à mobília, ele pode ser muito vantajoso financeiramente – por isso, considere essa possibilidade antes de descartar seu mobiliário usado.

Colocação para venda

Finalmente, se os móveis, apesar de usados, ainda conservam sua funcionalidade, você poderá vendê-los por um preço mais acessível. Basta dar uma pintura se for o caso ou simplesmente fazer uma limpeza. Dessa forma, além de estar ajudando outras pessoas que podem não dispor de poder aquisitivo elevado, você estará ganhando uma renda a mais (não importa que seja pouco dinheiro – em tempos difíceis, devemos aprender a valorizar o pouco).

O que você costuma fazer com o seu mobiliário usado? Já conhecia o sistema retrofit? O que pensa dele? Faça seu comentário!

Postar comentário