A ergonomia no trabalho é uma área de estudo que se preocupa com a adaptação do ambiente e das tarefas ao ser humano, visando a saúde, segurança e eficiência no trabalho.
A seguir, vamos esclarecer um pouco mais sobre o por que a ergonomia no trabalho é importante?
Vem com a gente!
Ergonomia no Trabalho
Um dos maiores objetivos da ergonomia no trabalho é minimizar os impactos do ambiente corporativo na vida do ser humano, como por exemplo, a postura.
Você sabia que a cor da sala de trabalho, a luz, a disposição dos equipamentos como mesas, cadeiras, armários, a temperatura ou ruídos podem impactar a vida do colaborador e resultar em uma doença ocupacional?
Essa abordagem leva em consideração as características físicas, cognitivas e psicológicas dos colaboradores, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e reduzir os riscos de lesões e doenças ocupacionais.
Veja também nosso texto no blog: Quais são as principais normas de ergonomia exigidas pelo Ministério do Trabalho?
Quais as vantagens da ergonomia no trabalho?
Prevenção de lesões e doenças ocupacionais
Uma empresa que se preocupa com as normas da ergonomia ajuda a prevenir lesões e doenças ocupacionais.
Algumas doenças ocupacionais muito comuns são elas: dores musculares, lesões por esforço repetitivo, tendinites, bursites, problemas de visão, entre outras.
As lesões podem ocorrer devido a esforços repetitivos, posturas inadequadas, movimentos bruscos, exposição a vibrações, entre outros fatores.
Portanto, praticar as normas da ergonomia no trabalho ajuda a formar um ambiente saudável e com diminuição de ausências por doenças ocupacionais.
Aumento da eficiência e produtividade
Aumente a saúde ocupacional da sua empresa, ter um ambiente de trabalho ergonômico pode aumentar a eficiência e produtividade.
Isso porque a ergonomia busca adaptar as tarefas ao colaborador, levando em consideração suas habilidades e limitações.
Com isso, o colaborador pode realizar as tarefas de forma mais rápida e eficiente, sem comprometer a sua saúde e segurança.
Melhoria da qualidade de vida no trabalho
Tenha um colaborador sadio e motivado, a ergonomia também pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida no trabalho.
Reduza o estresse e a fadiga, promovendo o conforto e o bem-estar para os colaboradores com as ferramentas e espaços adequados.
Redução de custos com afastamentos e tratamentos médicos
Finalmente, praticar a ergonomia no trabalho também pode contribuir para a redução de custos com afastamentos e tratamentos médicos.
Isso por que a prevenção de lesões e doenças ocupacionais seja seguido a risca, é possível reduzir a necessidade de tratamentos médicos e afastamentos do trabalho.
Empresas conscientes
Sendo assim, as empresas estão cada vez mais envolvidas para solucionar possíveis impactos dentro do ambiente de trabalho, fazendo com que seja mais leve e confortável possível.
Inclusive, há muitas empresas adeptas da ginástica laboral, pausas para descanso, meditação, ambientes para descontração como sala de jogos, tudo isso para minimizar a carga de trabalho e estresse.
Transforme a sua empresa em um ambiente acolhedor, confortável e que siga as regras da ergonomia no ambiente de trabalho. A Projeto Promov pode te ajudar a montar um projeto funcional e moderno para o seu escritório.