Quando se decide abrir um escritório, muitas questões começam a surgir na mente, no que diz respeito a decoração do ambiente. Quais móveis adquirir? Em que cores? De quais modelos?
Algo que pode ser de grande ajuda nesse processo é você conseguir definir, antes mesmo de escolher os móveis, qual é o estilo da sua empresa. Qual a imagem que você deseja passar para os seus clientes e como o seu escritório pode traduzir isso?
Um escritório clássico, de forma geral, transmite mais seriedade e imponência, enquanto um escritório moderno traz a ideia da inovação e praticidade, bastante adotada nos dias atuais.
Nesse artigo, abordaremos melhor essas diferenças para te ajudar a identificar o que melhor se enquadra no que você procura.
Clássico não é antiquado
Define-se como clássica a decoração de ambientes que prioriza o uso de cores mais sóbrias, linhas retas e móveis de madeira com formato padrão. Esse estilo é mais adotado em consultórios médicos e escritórios de advocacia e contabilidade.
Um escritório clássico, portanto, pode contar com paredes em tons de bege, poltronas na cor preta e mesas retangulares. Quadros e obras de arte podem compor alguns dos itens decorativos, contribuindo para criar uma atmosfera de requinte e elegância.
É válido ressaltar que não estamos falando de um mobiliário ultrapassado e fora de moda, como se via nos escritórios antigamente: móveis sem harmonia uns com os outros, espalhados em um ambiente mal dimensionado e mal organizado, causando desconforto e mal estar.
Planejar um escritório clássico é criar um ambiente extremamente aconchegante, com um toque a mais de sofisticação. Ao otimizar o espaço, atentando para a harmonia entre os formatos e cores dos objetos, você conseguirá passar para os clientes a seriedade que deseja, sem parecer ultrapassado.
A modernidade é uma tendência
O escritório clássico nunca sai de moda, mas é verdade que a tendência tem sido a busca por inovação. Muitas empresas procuram criar ambientes modernos, utilizando móveis com designs arrojados e cores fortes, de modo a cativar os clientes e causar uma boa impressão.
A palavra chave de um escritório moderno é “clean”. O objetivo não é ser imponente, mas funcional. Ambientes divididos por divisórias ao invés de paredes, mesas redondas e cadeiras coloridas são algumas características encontradas nesse tipo de escritório.
Ao contrário do escritório clássico, o moderno foge do padrão tradicional, priorizando maior interação entre as pessoas e o espaço. A iluminação é um ponto muito bem trabalhado em um escritório moderno, pois contribui para criar um ambiente mais descontraído e relaxante. Esse modelo de escritório é muito utilizado por profissionais de design e decoração de interiores.
Qual é o melhor, escritório clássico ou moderno?
Na realidade, não existe um modelo de escritório melhor do que o outro, mas sim aquele que melhor se enquadra no seu perfil.
É preciso levar em conta o tipo de serviço prestado pela sua empresa, como é a sua relação com os clientes e qual a imagem que você deseja transmitir. Converse sobre essas questões com um profissional qualificado e ele certamente te ajudará a identificar, entre um escritório clássico e um escritório moderno, qual a melhor opção para você.
Esse texto foi útil para você? Não deixe de comentar!