Sua empresa está crescendo e você já sente necessidade de realizar treinamentos regulares com seus colaboradores para capacitação ou melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho?
Ou será que você percebeu que há um bom mercado no aluguel de espaço para treinamentos corporativos e deseja montar uma sala para este fim?
Qualquer que seja sua motivação, uma sala de treinamento é realmente um espaço necessário para uma empresa. Em algum momento o empreendedor perceberá que treinar seu pessoal é a melhor forma de aumentar a qualidade de seus produtos ou serviços.
Veja então as condições básicas de estrutura e quais móveis uma sala de treinamento precisa ter:
Escolha o espaço
Antes de qualquer coisa é preciso saber para quantas pessoas e que tipo de eventos se pretende realizar. É comum uma empresa promover debates, workshops, palestras etc. Para cada tipo de evento há um formato mais adequado: auditório, espinha de peixe, arena, em “U” ou escolar?
É importante também ter uma boa ideia do número de pessoas que farão uso da sala simultaneamente, isso ajudará na escolha do mobiliário e também do tipo de sala de treinamento. Uma mesma sala, com 60m², por exemplo, pode suportar de 30 a 60 pessoas de acordo com o formato escolhido. O formato auditório permite o maior número de pessoas e o formato reunião, o menor.
Prepare a estrutura
Uma boa sala de treinamento, independente do tipo de treinamento ou evento a ser realizado, deve ter:
- Iluminação – Em uma sala de treinamento iluminação é fundamental, deve permitir variações para que o organizador tenha condições de alterar ou escalonar a iluminação de acordo com o ambiente que deseja produzir para aquele momento.
- Acústica – Outro item fundamental em uma sala de treinamento é acústica, boa acústica interna e também deve ter isolamento acústico para evitar o vazamento de som para fora da sala ou que ruídos externos possam penetrar e incomodar os participantes.
- Climatização – Uma sala de treinamento deve oferecer conforto térmico, não pode haver calor nem frio excessivos para que todos se sintam bem e possam focar no tema apresentado.
- Instalações elétricas – Uma sala de treinamento deve ter instalações elétricas bem dimensionadas para os equipamentos habitualmente utilizados e boa oferta de tomadas bem distribuídas no ambiente, tanto para uso do apresentador ou coordenador com também dos participantes.
Escolha os móveis
Depois de escolhida e preparada a sala de treinamento chegou o momento de escolher os móveis.
Os móveis para uma sala de treinamento devem ser resistentes, duráveis e de fácil mobilidade. Para cada evento haverá uma organização diferente, de acordo com o tipo de treinamento a ser executado, por isso deve-se evitar móveis fixos ou muito pesados para que sejam movimentados com facilidade.
O mobiliário básico é composto de:
- Cadeiras móveis, com apoio para o braço e suporte abaixo do assento para guarda de objetos pessoais;
- Cadeiras móveis tipo secretária para o coordenador;
- Mesa de apoio para o coordenador;
- Mesas removíveis para uso dos participantes se for o caso;
Não se pode esquecer que há equipamentos mínimos a serem utilizados como telas de projeção, flip-charts e outros acessórios.
Agora você conhece os móveis que sua sala de treinamento precisa ter e já pode dar início a seu projeto de treinamentos.
Gostou de nosso post? Deixe sua opinião nos comentários.