Veja como definir de forma correta o seu layout de escritório!
Entenda o escritório
O escritório é um tipo de organização de trabalho. É um local onde se realizam atividades administrativas, gerenciais e também se procede ao arquivamento de dados e diversos documentos, além de outras atividades que podem ser efetuadas no ambiente, como reuniões.
Para organizar esse espaço, é preciso considerar determinados critérios, que veremos a seguir.
Veja a quantidade de divisórias necessárias
De quantas divisórias seu escritório precisa? Isso vai depender do quadro de funcionários e das atividades que serão realizadas nele. Podem existir atividades que necessitem de espaço privado, mesmo que sejam desenvolvidas por diferentes colaboradores. Por outro lado, talvez sejam necessários espaços únicos para um ou mais funcionários.
Em regra, escritórios são locais pequenos que não vão exigir uma diferenciação de atividades tão grande quanto em uma empresa maior. Mas o primeiro passo para desenvolver um layout de escritório é definir quantos compartimentos são necessários para o ambiente funcionar corretamente.
Entenda o tipo e o tamanho de mobiliário
Outro ponto a considerar é o tipo e tamanho do mobiliário que deverá ser usado. Atualmente, a tendência é a compactação. Por isso, os móveis planejados sob medida e modulados estão em alta e são muito utilizados nos escritórios.
Escritórios precisam de mesas, cadeiras, estantes, a quantidade delas vai depender do uso. É indispensável também adquirir um sofá ou poltronas para que os clientes possam se acomodar enquanto esperam.
Avalie as dimensões
Para decidir qual o layout de escritório mais adequado é preciso considerar ainda as dimensões do local. Você está limitado a ajustar seu layout ao tamanho do escritório. Mais uma vez, ressalta-se a boa funcionalidade dos móveis planejados, sob medida ou modulados, que são ideais para otimizar o espaço, adequando-se perfeitamente às dimensões dos escritórios em geral.
Você deve tornar as dimensões compatíveis com a acessibilidade, ou seja, o ambiente não pode ficar muito apertado, com a passagem atravancada, com objetos e móveis oferecendo perigo e servindo de obstáculos aos usuários devido ao fato de ficarem muito próximos uns dos outros.
Você deve entender que toda a organização do espaço, dos móveis, das atividades e das pessoas deve ficar concentrada somente nos limites permitidos pelo tamanho do escritório. A não ser que, posteriormente, você possa fazer alguma reforma e ampliar o ambiente.
Acompanhe as tendências
Procure ser moderno – isso será bom para a imagem do escritório. Na hora de escolher os móveis, a forma de organização e ocupação do espaço, a ornamentação, siga as tendências mais novas, mais atuais.
Se tiver dúvidas, procure um especialista e lhe peça orientações. O layout de escritório deve ser inovador e agradável, sem precisar ser exagerado ou limitado demais.
Já planejou o seu layout de escritório? O que você considera prioritário? Qual dos itens acima considera mais importante? Deixe seu comentário!