Ter um espaço de trabalho adequado para realizar as atividades corporativas é fundamental para aumentar a produtividade. Essa adequação refere-se a diferentes aspectos, como espaço, estrutura e mobília.
Cada ambiente apresenta as suas próprias necessidades. É necessário identificá-las e construir o lugar, respeitando aqueles requisitos.
Veja a seguir como escolher a melhor mesa para sala de reunião!
Fique atento à funcionalidade
Uma boa mesa para sala de reunião deve atender sua finalidade, que é permitir que todos os participantes estejam bem integrados durante a abordagem do assunto.
Uma reunião de gestores, por exemplo, precisa permitir a maior proximidade e contato com a equipe. Uma mesa muito extensa talvez atrapalhe a funcionalidade requerida, dependendo da quantidade de participantes.
Caso seja necessário o uso de muitos equipamentos, maiores dimensões podem ajudar ou, então, móveis acessórios que possam suportar os equipamentos.
A ergonomia é outro fator indispensável
A ergonomia é outro fator que deve ser considerado na hora de escolher uma mesa para sala de reunião.
A ergonomia tem sido um tema bastante repetido quando se trata de ambientes corporativos. É a forma pela qual o profissional pode desempenhar suas atividades com mais eficiência, usufruindo de conforto suficiente para isso.
Uma reunião pode demorar horas ou apenas alguns minutos — mas, independentemente do tempo consumido, os participantes precisam dispor de conforto e sentirem-se bem ajustados à mesa e aos outros elementos dentro da sala.
As indicações da mesa retangular
Uma mesa para sala de reunião pode ser retangular. Esse formato é sofisticado e oferece um maior espaço para que os participantes se sentem em torno.
É o modelo mais recomendado para empresas que têm muitos funcionários ou que habitualmente usam a sala para reuniões com grupos maiores, pois ele permite acomodar mais participantes ao mesmo tempo em que ocupa menos espaço.
Trata-se de um formato clássico que se ajusta facilmente a empresas de qualquer perfil.
As indicações da mesa quadrada
Outro formato de mesa para sala de reunião é o quadrado. Trata-se de um modelo prático e ideal para espaços menores, para ser usada por menos participantes.
Se optar por uma mesa quadrada, confirme a disponibilidade de espaço e deixe um respiro entre o móvel e a parede para permitir maior conforto dos usuários.
As indicações da mesa redonda
O formato redondo ou ovalado é bastante moderno e possibilita uma maior interação entre os participantes, pois todos podem se ver face a face e confortavelmente.
A mesa para sala de reunião redonda é muito útil em cômodos menores, podendo acomodar em geral quatro pessoas. É, portanto, um modelo recomendado para empresas pequenas.
De qualquer modo, existem mesas redondas maiores, que podem acomodar mais usuários.
A importância das passagens para cabeamento em uma mesa para sala de reunião
Os projetos arquitetônicos modernos de móveis e divisórias procuram levar em conta a necessidade de espaço para as instalações elétricas e cabeamento de computador.
Uma boa mesa para sala de reunião, que poderá requerer equipamentos como notebook, precisa dispor de um sistema de passa-cabo e opções adicionais, como caixa de plugagem sobre o tampo.
Responda a algumas perguntas fundamentais antes de fazer a escolha final
Para escolher a mesa para sala de reunião ideal para sua empresa, procure responder algumas perguntas importantes, como:
- Que equipamentos complementares serão necessários (datashow, televisores, notebooks, desktop)?
- Qual a quantidade média de profissionais que participam das reuniões?
- Com que frequência a mesa será usada?
- As reuniões são interativas, com muitas trocas entre os participantes?
- Que espaço está disponível na sala de reunião?
- Será preciso adicionar outros móveis (bancada, arquivo)?
Já escolheu a mesa para sala de reunião para sua empresa? Considerou os critérios propostos? Faça um comentário e enriqueça este post.