O call center, ou central de atendimento, ainda é um dos ambientes mais dinâmicos para os empreendedores que querem atender bem a clientela e fazer diferença no mercado. Com o desenvolvimento da era digital, as chamadas telefônicas não perderam seu espaço – inclusive, já existem formas, independentes da telefonia tradicional, de efetuar chamadas, de qualquer ponto para qualquer lugar, usando a tecnologia digital.
Mas você sabe a diferença entre postos de call center e plataforma de trabalho?
Confira as distinções e qualidades de cada uma daquelas soluções, para que possa escolher o mobiliário para call center ideal na hora de sua compra!
As centrais de atendimento
Uma central de atendimento, ou call center, apresenta estruturas físicas cuja finalidade é centralizar o atendimento, distribuindo as chamadas telefônicas de forma automática para os profissionais responsáveis pelo atendimento aos clientes.
Além de permitir o atendimentos aos clientes, o call center permite que os funcionários realizem consultas no mercado através do telefone, efetivem vendas, retenham chamadas e efetuem outros serviços, não somente por telefone, mas também através de e-mails, sites e chats.
Os postos de call center
Os postos de call center são as unidades onde cada operador recebe e responde as ligações, faz suas pesquisas de mercado, concretiza suas vendas e executa todas as suas tarefas. Os postos de atendimentos são também chamados de posições de atendimento ou simplesmente PA.
Resumindo, os postos de atendimento são as estruturas em si, individualizadas, projetadas especialmente para as atividades de uma central de atendimento.
O mobiliário para call center é especial, produzido sob medida para o desenvolvimento das operações específicas. Cada PA compõe-se de biombos, de assento e suporte para disposição dos materiais de trabalho (uma espécie de mesa), alocação de um operador de computador e de um terminal de informática ligado em rede.
Em centrais de atendimento mais modernizadas, os postos de atendimento trazem também terminais de vídeos e softwares específicos para monitorar e gravar as chamadas telefônicas, otimizando a gestão dos recursos tecnológicos e do próprio pessoal.
A plataforma de trabalho
A plataforma de trabalho, por sua vez, refere-se aos conjuntos dos postos de atendimento, ao ambiente de trabalho. A plataforma segue uma linha específica, parâmetros definidos que conferem organização, beleza e sofisticação ao espaço, personalizando-o.
Você pode optar pelo modelo de plataforma que mais lhe agradar, escolhendo os materiais mais duráveis, o melhor acabamento, a melhor morfologia e as cores mais agradáveis. A plataforma deve ser projetada conforme as necessidades da empresa, de forma a aproveitar melhor o espaço e permitir o armazenamento seguro dos materiais de trabalho.
Na hora da escalação de seu mobiliário para call center, é importante considerar se os móveis permitem acesso aos terminais de telefonia, eletricidade e informática.
O mobiliário para call center mais adequado
Existem normas de ergonomia a serem seguidas no projeto de um mobiliário para call center – trata-se da NR17, ou melhor, a Norma Regulamentadora nº 17, elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Cada PA deve ser composta por estruturas que apresentem tampos bipartidos e possuam regulagem independente para o monitor e o teclado. Os materiais usados na confecção das estruturas geralmente são metal e madeira.
Quantos à morfologia e ao acabamento dos biombos, podem ser variados, devendo ajustar-se às necessidades e desejos de cada cliente. Existem, por exemplo, as opções de biombos com revestimentos para reduzir ruídos (acabamento sonoro). Também é possível projetar biombos com visor lateral, em vidro transparente.
O que você pensa sobre os postos de call center e a plataforma de trabalho? Tem dificuldades em diferenciar os dois conceitos? Onde adquire seu mobiliário para call center? E qual modelo de plataforma de trabalho prefere? Deixe sua opinião registrada nos espaços a seguir.